O Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia já se consolidou na área de Direito, e na grande área de Ciências Sociais Aplicadas, como evento oficial da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano no Brasil, de forma itinerante nacionalmente e com abrangência internacional, interinstitucional e de periodicidade anual. Sua importância vai além de sua regularidade, pois sua realização e a atuação dos membros da Rede tem ocasionado um conjunto de reflexões no sentido de repensar a Teoria do Direito e do Direito Constitucional com referenciais decoloniais e críticos, resultando em uma produção acadêmica autêntica e inédita.

Em cada edição, busca-­se realizar o evento em uma região brasileira, sendo o mesmo sediado por um ou mais programas de pós-­graduação. Desta vez o evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e com a Rede para o Novo Constitucionalismo Democrático Latino Americano (Rede NCDLA).

As inscrições para a apresentação de artigos e pôsteres devem ser feitas no site oficial do evento entre os dias 11 de setembro a 15 de outubro de 2017 obedecendo as Linhas de Pesquisa (Conforme abaixo) e demais orientações constantes no edital. Os trabalhos aprovados para apresentação serão divulgados a partir do dia 15 de novembro de 2017.

Dúvidas e outras informações não contempladas pelo edital, ou site do evento, serão respondidas através do e-mail: constitucionalismoedemocracia7@gmail.com.

Linhas de Pesquisa:

GT 1 - Harmonia com a Natureza e Direitos da Natureza: Uma Revolução Jurídica desde o Sul.

GT 2 - Dimensões democratizantes do Novo Constitucionalismo Latino-americano face as perspectivas autoritárias e de austeridade.

GT 3 - Crescimento econômico e desenvolvimento humano integral na América Latina.

GT 4 - Desafios do Constitucionalismo Democrático Latino-americano em tempos de revolução e de retrocesso.

GT 5 - Diálogos interculturais e aproximações semânticas e filosóficas.

GT 6 - O Direito Internacional e a Harmonia com a natureza.

GT 7 - Pluralismo Jurídico, Políticas do Bem Viver e Plurinacionalidade.

GT 8 - Constitucionalismo democrático: processos de positivação e de reconhecimento judicial dos direitos da Natureza.

GT 9 - Pachamama y el Humano. Direitos da Mãe Terra e direitos humanos.

Categorías : Congresso Internacional

Todas las páginas Volver