Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Topo Rede para o constitucionalismo democratico latinoamericano
banner v congresso

Inscrições abertas para o V Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia

As inscrições para o V Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia: o Novo Constitucionalismo Latino-Americano encontram-se abertas. O evento ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2015 e será realizado em Manaus, onde, em 2011, a Rede foi constituída.

As inscrições para o V Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia: o Novo Constitucionalismo Latino-Americano encontram-se abertas. O evento ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2015 e será realizado nos Salões de Convenções do Hotel Tropical, em Manaus-AM, onde, em 2011, a Rede foi constituída.
banner v congresso
O Congresso é um evento idealizado pela Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano e, neste ano, é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado de Amazonas (UEA), pelo Programa em Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em associação e com o apoio das seguintes universidades: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Católica de Pernambuco, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como também da Associação dos Juízes Federais e com apoio institucional da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e do Ministério Público do Estado do Amazonas.

O objetivo geral do V Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia: o Novo Constitucionalismo Latino-Americano, com a temática específica "Democracia na América Latina: os direitos da natureza (Pachamama) e humanidades", é promover a reflexão sobre as relações entre estado, direito e sociedade no atual contexto latino-americano, analisando os novos paradigmas trazidos pelas Constituições novas latino-americanas, especialmente a atribuição de subjetividade à natureza.

São objetivos específicos, tratar de aportes inéditos do Novo constitucionalismo democrático latino-americano. Sob o aspecto substancial, a constitucionalização dos direitos de Pachamama (direitos da natureza), ou seja, à Terra como sujeito de direitos e dos direitos humanos de segmentos historicamente marginalizados, Analisar como se deu a geração de novos modelos com os quais as constituições contemplam as novas titularidades e territorialidades nos âmbitos cultural, social, econômico e jurídico, e compreender os processos e experiências configurados nas cosmovisões integradoras e emancipatórias na América Latina e a maneira através da qual isso se manifesta. Por isso também, sob o ângulo procedimental, busca-se analisar o grau de democracia dos recentes processos constituintes e da atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público no âmbito da região.

As inscrições podem ser realizadas CLICANDO AQUI.

​Para o que se interessarem em apresentar trabalhos, basta seguir as orientações do Edital de Teses, disponível CLICANDO AQUI.


Evento: V Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia: o Novo Constitucionalismo Latino-Americano - Democracia na América Latina: os direitos da natureza (Pachamama) e humanidades
Data: 29 de novembro a 02 de dezembro de 2015
Local: Salões de Convenções do Hotel Tropical Manaus Ecoresort - Manaus - Amazonas - Brasil
Inscrições: 19 de outubro a 20 de novembro de 2015
Página para inscrições: CLIQUE AQUI


Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Edital de teses V Congresso 128 Kb 5e6600f039713ae440b59cefcb51c6cd
Listar Todas Voltar