Logo Congresso Pirenópolis

Nova Coordenação da Rede para o Constitucionalismo Democrático no Brasil é eleita

A nova Coordenação da Rede para o Constitucionalismo Democrático no Brasil foi eleita durante o III Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia, realizado em Pirenópolis-Goiás, entre 11 e 14 de dezembro de 2013.

No dia 13 de dezembro de 2013, durante o III Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia, aconteceu a reunião da Coordenação Brasileira da Rede para o Constitucionalismo Democrático, na qual foram apresentadas e avaliação as atividades da Rede no Brasil, foi escolhida a Sede do próximo congresso, e eleita a nova Coordenação Nacional, as Coordenações Regionais e a Secretaria Geral da Rede no Brasil.

Marés candidata Paraná

Prof. Carlos Frederico Marés apresenta candidatura da PUC-PR para sediar próximo congresso da Rede

Na ocasião, o então Coordenador, Prof. Dr. Fernando Antônio de Carvalho Dantas agradeceu a presença dos congressistas e prestou contas das atividades desenvolvidas pela Rede no Brasil, desde sua criação, no ano de 2011. Dentre essas atividades mencionou-se a consolidação do Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia, iniciado em 2011, pela Universidade Católica de Pernambuco ― e continuado pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2012, e pela Universidade Federal de Goiás, em 2013 ― como evento oficial da Rede. Também foram mencionadas atividades realizadas em parceria com diversas instituições, a criação do sítio virtual provisório para a Rede no Brasil, a inscrição de membros em todo o território nacional, a proposição de atividades conjuntas de estudo, publicações e pesquisa, e o trabalho de sistematização dos grupos de pesquisa e dos trabalhos acadêmicos existentes de investigação com a temática do constitucionalismo democrático na América Latina.

Na Reunião, também foi escolhida a próxima sede do Congresso. A candidatura apresentada veio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, representada pelo Prof. Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho, com proposta de sede para as cidades de Curitiba ou Antonina. A cidade-sede será definida oportunamente pela coordenação do evento.

Também na Reunião foi eleita a Nova Coordenação da Rede. A comissão eleitoral foi composta pelo Prof. Dr. Roberto Viciano Pastor (Universidade de Valência-Espanha), Vice-Presidente Internacional da Rede, e pela Profa. Dra. Maria Goretti Dal Bosco (Universidade Federal de Goiás).

A chapa apresentada e vencedora por aclamação é composta pelos seguintes membros, e para as respectivas funções: Profa. Dra. Germana de Oliveira Moraes-Coordenadora Nacional; Prof. Me. Vitor Sousa Freitas-Secretário Geral; Profa. Ma. Jussara Maria Pordeus e Silva-Coordenadora da Região Norte; Prof. Dr. Gustavo Ferreira Santos-Coordenador da Região Nordeste; Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega-Coordenadora da Região Centro-Oeste; Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães-Coordenador da Região Sudeste; Prof. Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho-Coordenador da Região Sul. A Assembleia também aprovou a proposta de constituição de um Conselho Consultivo para a Rede, a ser composto pelos professores Dr. Antonio Carlos Wolkmer e Dr. Fernando Antônio de Carvalho Dantas.

Posse Germana

Profa. Germana discursa ao assumir a Coordenação Brasileira da Rede pelo Constitucionalismo Democrático

A nova Coordenadora parabenizou o trabalho incansável e devotado do ex-coordenador e agradeceu aos presentes, pela confiança e voto, e aos organizadores do III Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia, representados pela coordenadora do evento, Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega. A Coordenadora declarou-se honrada com a eleição, em seu nome e em nome dos integrantes da nova gestão, e conclamou os membros da Rede a participarem proativa e conjuntamente com a Coordenação, de forma democrática e horizontal, da continuidade dos trabalhos da Rede para o Constitucionalismo Democrático, no Brasil e na América Latina.

Para conhecer a composição da nova Coordenação da Rede no Brasil, clique aqui.

Fernando e Germana

Prof. Fernando Dantas e Profa. Germana em evento na Universidade Federal do Ceará, em 2012.

Categorias : Notícias