Reunião Rede Seminário ENFAM 2014 02

Coordenação da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-americano no Brasil realiza primeira reunião ordinária de 2014

A Coordenação da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano-Brasil se reunião na cidade de Fortaleza-CE, no dia 13 de fevereiro de 2014, durante as atividades do Seminário "Reflexões sobre os 25 anos da Constituição Brasileira à Luz do Constitucionalismo Democrático".

No dia 13 de fevereiro de 2014, a Coordenação da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano-Brasil se reunião em reunião ordinária, na cidade de Fortaleza-CE.

Na ocasião, estiveram presentes a Coordenadora da Rede no Brasil, Profa. Germana de Oliveira Moraes, os coordenadores regionais Jussara Maria Pordeus e Silva, Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, José Luiz Quadros de Magalhães, Carlos Frederico Marés de Souza Filho, e Gustavo Ferreira Santos (por meio de videoconferência), o Prof. Fernando Antonio de Carvalho Dantas, consultor da Rede, e o Prof. Vitor Sousa Freitas, Secretário geral. Também participaram dos trabalhos os professores Tatiana Ribeiro de Souza, Sérgio Urquhart de Cademartori, Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori, José Ribas Vieira, Willis Santiago Guerra Filho, e Raquel Coelho de Freitas.

Reunião Rede Seminário ENFAM 2014 01
A reunião aconteceu nas dependências do Edifício do Fórum da Justiça Federal do Ceará, onde ocorreu o Seminário "Reflexões sobre os 25 anos da Constituição Brasileira à Luz do Constitucionalismo Democrático", promovido pela Escola da Magistratura Federal da 5ª Região-Núcleo Seccional do Ceará, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará, com a Procuradoria do Município de Fortaleza e com a Rede.

Na reunião, discutiu-se a agenda anual de atividades da Rede, sendo decidido se realizar reuniões regionais, com vistas a divulgar o trabalho da Rede, incluir novos membros, articular pesquisadores e instituições, e preparar o IV Congresso Internacional COnstitucionalismo e Democracia, que deverá o ocorrer no final do ano, no estado do Paraná. Cada coordenador regional será responsável pela organização dos encontros, que deverão ocorrer ao longo do ano de 2014.

Reunião Rede Seminário ENFAM 2014 02

Também deliberou-se pela criação de um espaço no sítio virtual da Rede que viabilize a sistematização, a informação e a visibilização de pesquisas concluídas ou em andamento, experiências, grupos de pesquisa, e pesquisadores que trabalhem a temática do constitucionalismo democrático na América Latina

Reunião Rede Seminário ENFAM 2014 04.

Foi informada a realização, com apoio da Rede, do Congresso Internacional Diálogos Sul-Sul sobre os Novos Caminhos da Democracia: pluralismo e equidade, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB e pela Universidade Federal do Ceará-UFC, entre 21 e 23 de março de 2014.

Também ficou pré-agendada outra reunião presencial ordinária dos coordenadores da Rede, a realizar-se em Manaus-AM, no mês de junho.

Reunião Rede Seminário ENFAM 2014 03

Mais fotos do seminário podem ser acessadas clicando aqui.